Segunda-feira, 3 de Maio de 2010

Ver espíritos e ouvir suas vozes: Loucura ou mediunidade?

Ver espíritos e ouvir suas vozes: Loucura ou mediunidade?

Quando era estudante de psicologia, ao cursar a cadeira de Fisiologia Humana, li o livro "Introdução ao método científico" de Claude Bernard, considerado o maior fisiologista de todos os tempos. Assim ele escreveu em seu livro: "Quando um fato contraria uma teoria dominante, abandone a teoria e conserve o fato mesmo que ela seja apoiada pelas maiores autoridades da época".

Anos depois de formado (1982), ao trabalhar com a regressão de memória, os fatos, isto é, os relatos, as vivências de meus pacientes (nas sessões de regressão, os pacientes relatam experiências de vidas passadas e entram em contato com seres espirituais de luz - mentores espirituais e das trevas - espíritos obsessores, desafetos de seu passado) não iam de encontro com as teorias psicológicas que aprendi na Universidade.

Resolvi, então, seguir o conselho do grande fisiologista, abandonei as teorias psicológicas dominantes e conservei os fatos, ou seja, as experiências de meus pacientes. Sem saber, acabei criando o meu próprio método de terapia, a TRE (Terapia Regressiva Evolutiva) - A Terapia do Mentor Espiritual (ser desencarnado diretamente responsável pela nossa evolução espiritual), abordagem psicológica e espiritual breve, que busca agregar a ciência psicológica e a espiritualidade.

A TRE busca revolucionar os conceitos de terapia e terapeuta, pois é o mentor espiritual de cada paciente que vai conduzir o processo terapêutico, ou seja, é ele que irá descortinar o "véu do esquecimento" - barreira da memória que se manifesta em forma de amnésia e que impede o ser humano de acessar suas experiências traumáticas do passado, seja desta ou de outras vidas, responsáveis pelas suas fobias, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, transtorno bipolar, problemas de relacionamento interpessoal, etc. - para que possamos saber a causa de nossos problemas, sua resolução, bem como se estamos ou não no caminho certo, cumprindo as nossas missões de vida.
Nesta modalidade terapêutica, sou na verdade um co-terapeuta que busca auxiliar criando todas as condições técnicas para que o mentor espiritual do paciente (este sim, seu verdadeiro terapeuta) possa orientá-lo melhor acerca da causa de seus problemas e sua resolução; portanto, como co-terapeuta, sou um facilitador da abertura de comunicação entre o mentor espiritual e o paciente.

O mentor espiritual, por ser responsável pela evolução espiritual do paciente, é a pessoa mais gabaritada, com mais autoridade para conduzir essa terapia, pois vem acompanhando-o em várias encarnações e, portanto, conhece-o profundamente, indo direto ao ponto, sem rodeios, mostrando-lhe o que é necessário acerca de seus problemas. Por isso, essa terapia se caracteriza pela brevidade, segurança e efetividade.

Desta forma, se tivesse me apegado às teorias psicológicas que aprendi na Universidade, não teria criado essa nova abordagem terapêutica, pois fui treinado, preparado como psicólogo para lidar apenas com o psicológico e emocional do ser humano e não com o seu lado espiritual, isto é, com as interferências espirituais dos seres das trevas (a obsessão espiritual), os conceitos de reencarnação, programa reencarnatório, plano espiritual (astral superior e inferior), Leis Universais (palingenesia, causa e efeito, afinidade, esquecimento, etc.), que infelizmente ainda são encarados no meio científico como questões religiosas.

Aprendi, na Universidade, que ciência e religião são como óleo e água, não se misturam. Em vista disso, um paciente que afirma enxergar "seres invisíveis" e/ou "escutar suas vozes" é visto pela psiquiatria e psicologia como tendo um distúrbio psiquiátrico, um sintoma psiquiátrico, característico de esquizofrenia, ou seja, um transtorno dissociativo psicótico, popularmente conhecido como loucura.

Desta forma, tanto a psiquiatria como a psicologia ainda estão ancoradas numa visão fisicista, organicista, cerebrocêntrico do ser humano, oriunda de séculos de negação da realidade espiritual, vendo-o apenas como um fenômeno bioquímico, desconsiderando, portanto, a existência da alma, do espírito. Obviamente, uma ciência materialista que lida apenas com fatos palpáveis, concretos, mensuráveis, passíveis de serem aferidos em laboratório, não vai levar em consideração a existência do espírito, o que dificulta qualquer iniciativa que vise o confronto com outra realidade, a realidade extra-física.

Por isso, a maioria dos psicólogos e psiquiatras não está aberta, receptiva para escutar atentamente os pacientes que afirmam ver e/ou ouvir espíritos de forma cuidadosa e criteriosa para fazer um diagnóstico diferencial entre um distúrbio mediúnico, de um distúrbio psiquiátrico propriamente dito.

Portanto, há que se diferenciar um médium em desequilíbrio, que realmente vê e/ouve espíritos, de um paciente que diz também que "vê" e/ou "ouve espíritos", mas que, na realidade, é um quadro alucinatório, próprio de um distúrbio mental, psiquiátrico.

Lamentavelmente, grande parte desses profissionais rotula prontamente esses médiuns em desequilíbrio como sendo "esquizofrênicos", e o pior, os condenam a uma vida miserável de medicamentos e internações.

Faço aqui um alerta para que se criem uma nova psicologia e uma nova psiquiatria que defendam o bem estar do ser humano integral como a OMS (Organização Mundial da Saúde) o faz desde 1998, onde incluiu o bem estar espiritual como uma das definições de saúde ao lado dos aspectos físico, mental e social(o manual de estatística de desordens mentais da Associação Americana de Psiquiatria - DSM IV - faz também um alerta para que o médico tome cuidado em não diagnosticar de forma equivocada como alucinação ou psicose, casos de pessoas de determinadas religiões que dizem ver ou ouvir espíritos de pessoas mortas porque isso pode não significar uma alucinação ou loucura).

Em minha experiência no consultório, observo que os sintomas clínicos mais comuns de mediunidade em desarmonia são:
1º) Sensação de peso, pressão na cabeça, na nuca e ombros(obviamente, é necessário antes fazer todos os exames clínicos complementares para se eliminar a hipótese de etiologia orgânica do problema do paciente);
2º) Nervosismo acentuado (irritação por motivos banais);
3º) Insônia, desassossego, pesadelos constantes;
4) Calafrios e arrepios constantes no corpo ou partes do corpo (sensação de frio nas mãos e nos pés);
5º) Cansaço geral, falta de ânimo, calor como se encostasse em algo quente;
6º) Alternância de humor extremada (humor instável) - tristeza profunda ou excesso de alegria, sem razão aparente.

Ressalto, porém, como se diz no jargão médico "cada caso é um caso", que psicólogos e psiquiatras façam uma análise mais detalhada de cada caso para distinguirem um caso psiquiátrico, de um desequilíbrio mediúnico.

Caso Clínico:
Estado de letargia.
Mulher de 20 anos, solteira.

A paciente veio ao meu consultório, acompanhada de sua mãe; sua única filha, não tinha uma vida normal, pois desde os 15 anos havia mudado muito (a paciente estava com 25 anos). Certa noite, entrou no quarto dos pais muito assustada dizendo ter visto uma menina toda ensangüentada. A mãe tentou acalmá-la dizendo ser um pesadelo, mas durante o dia, na escola, sua filha também via essa menina e, por conta dessa visão, todos os seus amiguinhos diziam que ela estava louca.

Seu cunhado a aconselhou a levá-la ao médico, ao psiquiatra, onde sua filha foi diagnosticada como esquizofrênica; a partir daí, começou então, o calvário da filha, a tortura dos medicamentos. A mãe da paciente assim me relatou: "Dr. Osvaldo, minha filha toma oito remédios, anda como uma morta-viva, um zumbi. Não tenho mais minha filha, ela está irreconhecível, quero minha filha de volta, me ajude, Doutor! (ela me diz chorando muito). A filha realmente estava em estado lastimável, ficava parada no consultório olhando para o nada, e não respondia às minhas perguntas. Então, sugeri que a mãe passasse pelas sessões de regressão.

Na 1ª sessão, a mãe não viu e nem ouviu nada, pois estava muito ansiosa. Na 2ª sessão, pedi para que a filha nos acompanhasse na sala de regressão. Então, logo ao ultrapassar o portão (recurso técnico que utilizo nessa terapia, e que funciona como um portal que separa o mundo físico do mundo espiritual, o passado do presente) a mãe viu vários vultos escuros como se estivessem se alimentando, vampirizando a energia de sua filha.

- Doutor Osvaldo, vejo vários vultos pretos ao redor de minha filha, um deles me viu e está vindo em minha direção; ele está aqui bem perto do meu rosto.
Pergunte a esse ser espiritual o que sua filha lhe fez no passado? - Peço à mãe da paciente.

- Ele diz que a minha filha, ele a chama de "monstro", foi um homem muito ruim na vida passada, que usava sua autoridade para abusar de crianças, de adolescentes... Que coisa horrível, Dr. Osvaldo! Diz que não tem nada contra mim ou meu marido, que sente pena de sermos pais desse "monstro". Eu falo pra ele que ela é só uma menina, e que está com medo, muito medo...
Peça para que ele olhe para sua filha, mostre que ela não é mais esse homem horrível - Peço à mãe da paciente.

- Faço isso, Dr. Osvaldo, porém, ele não consegue enxergar que a minha filha não é mais esse homem que tanto fez mal para ele no passado.

No final dessa sessão, entreguei à mãe da paciente a Oração do Perdão para que ela e sua filha orassem juntas para esse ser espiritual obsessor.
Uma semana depois, vieram as duas para a segunda sessão; a mãe comentou que quando faziam juntas a oração do perdão, sentiu nos primeiros dias muito frio (isso ocorreu pelo fato da mãe ter sentido as emanações desse ser obsessor das trevas, que é um lugar muito gélido e escuro), depois foi passando.

Após todo o procedimento de relaxamento e ter atravessado o portão, a mãe me disse que os seres das trevas estavam ali, mas não estavam com tanta raiva, estavam tristes, chorosos, e via também dois outros seres, só que de luz: uma luz dourada e outra azul. Ela me disse: - Esses seres de luz estão me dizendo que são nossos mentores espirituais.
Muito bem, pergunte para eles como podemos ajudar sua filha? - Peço à mãe da paciente.

- Eles dizem que a minha filha terá que revivenciar na sessão de regressão o que fez no passado, pois só assim os seres que ela prejudicou irão perdoá-la verdadeiramente.
No final dessa sessão, a filha se dispôs a fazer o tratamento, pois até então não queria, dizia que não tinha vontade de sair daquele estágio de letargia (além dos efeitos das medicações, o estado de letargia ocorre também porque os obsessores espirituais obviamente não querem que a paciente melhore, agravando seu estado).
Na terceira e última sessão, a filha entrou em relaxamento e, após passar o portão, começou a chorar muito. Perguntei-lhe o que estava acontecendo?

- Dr. Osvaldo, vejo uma casa, parece um orfanato, tem várias crianças, vejo também várias freiras cuidando delas; elas estão separadas por idade, e eu cuido dos meninos que vão de 13 a 17 anos. Nossa, doutor, o que eu fiz, meu Deus do céu, que horror!(fala chorando muito).
Eu abusei sexualmente desses meninos e os matei para que não dissessem nada a ninguém; como eles estavam ali para serem adotados e não tinham famílias, os queimei no fundo do orfanato, meu Deus!(paciente chora copiosamente).
O que você vê agora? - Peço à paciente.

- Os vultos escuros são aquelas crianças que eu fiz mal. Por favor, me perdoem, sinto muito do fundo do meu coração, não sabia que tinha feito tanto mal assim. Peço perdão, farei um trabalho voluntário com crianças doentes, mas me dêem uma chance de mostrar que não sou esse monstro. (pausa).

Dr. Osvaldo, eles estão indo embora, eles baixaram a cabeça e estão indo embora (paciente chora muito).
Após o término da terapia, sua mãe me mandou um e-mail me agradecendo, feliz, dizendo que o psiquiatra estava surpreso, sem entender direito como a sua filha havia saído daquele estado de letargia, pois estava mais solta, mais falante e que, por conta disso, resolveu diminuir os antipsicóticos.

osvaldo, shimoda

publicado por luzdecuraeamor às 22:13
link | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

Princípios do Reiki: Hoje eu abandono a raiva----- Hoje eu abandono as minhas preocupações------ Hoje eu conto com todas as minhas bênçãos------ Hoje eu honro os meus pais, o meu próximo, os meus mestres e os meus alimentos------ Hoje eu ganho a minha vida honestamente------ Hoje eu sou gentil com todas as criaturas vivas------

.Janeiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Pensamento de 3 de Janeir...

. Energia e Astrologia do d...

. CHEQUES DA ABUNDÂNCIA - F...

. Pensamento 2 de Janeiro d...

. Pensamento 1 de Janeiro d...

. Mensagem de Mãe Maria

. SUA CENTELHA DE DIVINDADE...

. ATIVAÇÃO para 10.10.2010 ...

. Corrente Portal de 10 de...

. Por que a arruda funciona...

.arquivos

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.links

.arquivos

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. -

. 2010

. a

. anael

. anjos

. arcanjo

. as

. através

. autres-dimensions

. benção

. canalização

. canalizada

. com

. da

. de

. deus

. do

. dos

. e

. em

. fevereiro

. hilarion

. janeiro

. luz

. mãe

. maria

. marlene

. meditação

. mensagem

. mensagens

. mestre

. mestres

. miguel

. o

. oração

. os

. para

. pensamento

. por

. salusa

. todas as tags