Sábado, 8 de Maio de 2010

O MESTRE DJWHAL KHUL afirma: " o Homem pode alcançar um Grau Superior ao das Hierarquias ou Classes"



O MESTRE DJWHAL KHUL afirma: “o Homem pode alcançar um Grau Superior ao das Hierarquias ou Classes”

Nos ensinamentos que o Mestre D. K. nos transmitiu por intermédio de Alice Bailey, fundadora da Escola Arcana, e discípula do Mestre Kuthumi ele nos mostra a nossa possibilidade de alcançarmos um aperfeiçoamento e uma vida de luz igual ou superior a certas Hierarquias de que muito se fala.
Ele diz-nos que sendo o homem composto por todas as essências idênticas às das Hierarquias pode, por isso mesmo, alcançar um grau igual ou superior, “embora esteja escrito que o homem não pode nem propiciar nem comandar os Devas".


Isto se torna possível, afirma, quando o homem ultrapassar a sua personalidade inferior e alcançar o pleno conhecimento da “não-separatividade” entre o seu Eu Superior e o SER ABSOLUTO (Deus-Pai), isto pode ser conseguido durante a nossa vida terrestre, pode tornar-se “Um de Nós”.

Necessitamos para isso, alimentarmo-nos com o fruto do Conhecimento para dissipar a ignorância e assim, diz: “…o homem se converte em um dos Elohim ou Dhyânis; e, uma vez no plano destes, o espírito de Solidariedade e de perfeita Harmonia que reina em todas as Hierarquias deve estender-se a ele e protegê-lo em todos os sentidos”.

Explica, em seguida, que a nossa dificuldade de crer em espíritos divinos e nos espíritos da Natureza parte do nosso afundamento no materialismo em que vivemos, desconhendo a verdadeira essência da matéria.

Aceitando a Unidade de tudo na Natureza, em sua essência última, na aceitação da existência ao nosso redor de outros seres conscientes, além dos espíritos dos mortos; pois é na exacta compreensão da Evolução primitiva do “Espírito-Matéria”, e da sua essência real, que devemos apoiar-nos para a gradual aclaração da Cosmogonia Oculta, sendo esse o único índice seguro que nos pode guiar em seus estudos ulteriores.

Referindo-se aos chamados “Espiritos”, afirma:
"… é ou um homem desencarnado ou um homem futuro. Porque, desde o mais elevado Arcanjo (Dhyânn-Chohan) até ao último Construtor consciente (a classe inferior das Entidades Espirituais), todos estes são homens que viveram em outros Manvantaras, em evos passados, nesta ou em outras Esferas; e os Elementais inferiores, semi-inteligentes e não inteligentes, são todos homens futuros”.

Para nós esoteristas ou ocultistas, a circunstancia de um Espírito ser dotado de inteligência representa, por si só, a prova de que este Ser foi um homem, havendo adquirido essa inteligência e o seu conhecimento através do ciclo humano.

E porquê? Porque no Universo só existe uma Omnisciência e uma Inteligência indivisível e absoluta, que vibra em cada um dos átomos e dos pontos infinitesimais de todo o Cosmos - do Cosmos que não tem limites e ao qual se dá o nome de Espaço, considerado independentemente de todas as coisas nele contidas.

Mas a primeira diferenciação do seu reflexo, como Ser, no Mundo manifestado é puramente Espiritual, e os Seres nela gerados não são providos de uma consciência que tenha qualquer relação com a consciência que nós actualmente conhecemos e usufruimos.

Os Seres primordiais, gerados em seu início, não podem possuir consciência ou inteligência humana de imediato, eles a vão adquirindo, pessoal e individualmente.
Será, talvez, um mistério que não pode ser esclarecido para nós; não deixa, porém, de ser um fato para a Filosofia Esotérica; e até um fato dos mais aparentes.

A ordem inteira da Natureza demonstra e atesta que há uma progressiva marcha que tende para uma vida superior.

Testifica que existe um plano ou desígnio superior na acção de todas as forças; o processo integral da evolução, com suas adaptações intermináveis, é uma prova disso.
As leis imutáveis que eliminam as espécies fracas, para dar lugar às fortes, e que asseguram "a sobrevivência dos mais aptos", por mais cruéis que sejam em sua acção imediata, cooperam todas no sentido da grande meta final.


Trata-se de um complexo de forças manejadas por seres semi-inteligentes (Elementais), sob a direcção de Elevados Espíritos Planetários (Dhyân-Chohans), que formam colectivamente o Verbo manifestado do Logos Não-manifestado, constituindo ao mesmo tempo a Mente do Universo e sua Lei imutável.

Aqui o Mestre faz a seguinte pergunta:
“ Onde está aquele que se atreve a negar ao vegetal, e mesmo ao animal, uma consciência própria?” “Tudo o que ele pode dizer é que essa consciência transcende os limites de sua compreensão”.

Para nos esoteristas, isto é de fácil compreensão porque entre outras coisas aprendemos que existem Três distintas representações do Universo:
E estes Três aspectos distintos, que são impressos em nosso pensamento pela Filosofia Esotérica são:
----o Preexistente,
---o Sempre Existente
---o Fenomenal (o mundo da ilusão, o reflexo, a sombra do anterior).

Durante o grande mistério, que conhecemos pelo nome de Manvantara, o Cosmos real é como os objectos colocados atrás de uma tela branca, sobre a qual se projectam sombras.

Os personagens e os objectos verdadeiros permanecem invisíveis, enquanto os fios condutores da evolução são manejados por mãos também invisíveis.

Os homens e as coisas representam apenas os traços deixados sobre o fundo branco pelo reflexo das realidades dissimuladas por trás das redes de “Mahâmâyâ” - a Grande Ilusão.

Assim o ensinaram todas as filosofias e todas as religiões, pré-diluvianas como pós-diluvianas, na Índia e na Caldeia; assim o ensinaram os sábios da China e os da Grécia.
Nos dois primeiros países aqueles três Universos eram simbolizados, nos ensinamentos exotéricos, pelas três Trindades que emanam do eterno Germe central e com ele constituem uma Unidade Suprema:
---a Tríade inicial, - a manifestada e a criadora, - ou os Três em Um.
Nota: ( acontece no início do Dia de Bhrama ou Manifestação do Cosmos ou início de mais uma das Sete Eternidades, está explicado no Grupo Livro de Dzyan)

A última não é senão o símbolo, em sua expressão concreta, das duas primeiras, que são ideais.
Aí está por que a Filosofia Esotérica supera a necessidade desta concepção puramente metafísica, e só ao primeiro Universo chama o Sempre Existente. Tal é a opinião de cada uma das seis grandes escolas da filosofia hindu (Nyâya, Vaishishika, Sânkhya, Yoga, Mimâmsâ e Vedanta) - os seis princípios daquele corpo-unidade da Sabedoria, do qual a Gnose, o Conhecimento oculto, é o sétimo.

Fonte: Livros de Alice Bailey
Composto, resumido e explicado por
MariaHelena

publicado por luzdecuraeamor às 01:05
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

Princípios do Reiki: Hoje eu abandono a raiva----- Hoje eu abandono as minhas preocupações------ Hoje eu conto com todas as minhas bênçãos------ Hoje eu honro os meus pais, o meu próximo, os meus mestres e os meus alimentos------ Hoje eu ganho a minha vida honestamente------ Hoje eu sou gentil com todas as criaturas vivas------

.Janeiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Pensamento de 3 de Janeir...

. Energia e Astrologia do d...

. CHEQUES DA ABUNDÂNCIA - F...

. Pensamento 2 de Janeiro d...

. Pensamento 1 de Janeiro d...

. Mensagem de Mãe Maria

. SUA CENTELHA DE DIVINDADE...

. ATIVAÇÃO para 10.10.2010 ...

. Corrente Portal de 10 de...

. Por que a arruda funciona...

.arquivos

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.links

.arquivos

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008


.tags

. -

. 2010

. a

. anael

. anjos

. arcanjo

. as

. através

. autres-dimensions

. benção

. canalização

. canalizada

. com

. da

. de

. deus

. do

. dos

. e

. em

. fevereiro

. hilarion

. janeiro

. luz

. mãe

. maria

. marlene

. meditação

. mensagem

. mensagens

. mestre

. mestres

. miguel

. o

. oração

. os

. para

. pensamento

. por

. salusa

. todas as tags

.recomendados

DominiodosAnjos