Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2010

A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL


 



O QUE É A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL
A Coligação Espírita Progressista (C.E.P.) é uma Instituição Espírita devotada ao ensino e à prática da Doutrina Espírita. Entende a Revelação, como fundamento das religiões, e que é Progressiva; constitui a orientação dos Espíritos Maiores para os homens, indica sempre o rumo do progresso e do aperfeiçoamento.

Considera a Doutrina qual nova revelação, ditada pelos espíritos e codificada por Kardec e que a mesma é Ciência, Filosofia e Religião, no sentido de que as compatibiliza; e dá à religião uma estrutura racional, que cabe ao homem elaborar com o método científico, sempre sob a égide dos Instrutores Espirituais.

No que respeita à Religião, não desvaloriza nenhuma. Antes, lhes ressalta o caráter de Revelações do Plano Maior, ressalvando-lhes as claridades espirituais de que são possuidoras e que as enaltece. Situa-as apenas no tempo, dentro da cultura em que floresceram. Revela-lhes o tronco comum, entrosando-as com a eliminação de conceitos superados, interpretações e acréscimos indevidos, que o tempo introduz e acumula qual detritos indesejáveis, destinados ao monturo das coisas inúteis; deteriorantes das verdades sublimes que encerram; geradoras de focos de dissensões e antagonismos que alastram animosidades e litígios; unindo-as nesse tronco comum, quais ramos de uma mesma árvore, a Religião Natural.

Com Emmanuel compartilha a idéia de que a finalidade do Espiritismo é "...reorganizar o edifício desmoronado da crença, reconduzindo a civilização às profundas bases religiosas ...", a missão atribuída a Kardec. Acima de tudo, portanto, a C.E.P. é entidade religiosa, devotada à consolação e ao esclarecimento das pessoas pela realização da reforma íntima, "...preparando o coração para o perfeito aproveitamento de tantas riquezas do Céu ...´, representadas pelas gloriosas conquistas da nossa civilização.

Trata-se de um Templo escola, uma oficina espiritual, Casa dos Espíritos, do Senhor. Uma instituição, portanto, que se subordina à orientação espiritual, estruturando-se de maneira a atender esses requisitos.

Para o atendimento das pessoas que a procuram em busca de consolo, caridade e orientação a C.E.P. mantém os trabalhos de Assistência Espiritual, Assistência Social e Escolas.

O que denominamos de Assistência Espiritual, em geral é o trabalho realizado pelos Espíritos, com o auxílio dos médiuns, no socorro às mentes em desequilíbrio, que poderá degenerar em doença física ou mental, ou ambas, caso em que necessitarão de concurso médico.

A Assistência Espiritual cuida essencialmente das lesões do pensamento, das deficiências da alma, com a utilização de recursos que atendem ao restabelecimento do equilíbrio fisiopsicossomático geral. E como o objetivo é a alma, necessário se faz lhe desvendemos as leis que a regem: leis de cooperação, de ordem, de harmonia; as leis que regem a boa convivência, as leis dos auxílios mútuos, a fim de que, pondo-as a serviço de todos se possa produzir o Bem Geral.

Na C.E.P., as pessoas necessitadas são atendidas na Recepção e a seguir encaminhadas à Assistência Espiritual para Entrevista, Avaliação e Registro em fichas apropriadas, as quais a seguir são enviadas ao Colegiado, constituído por um grupo de médiuns capacitados, onde é feita a Consulta Espiritual e é levantado o quadro psicológico e mediúnico do necessitado.

Dessa consulta resultam recomendações para as pessoas se dirigirem ao Trabalho de Passes e às Escolas, onde serão atendidas espiritualmente e esclarecidas sobre as necessidades para se reequilibrarem e os meios de se manterem em equilíbrio. Com as fichas faz-se o acompanhamento de todos os casos até o fim, mediante novas consultas para reavaliações e consequentemente novas recomendações e novos tratamentos.



O TRABALHO

O trabalho é executado em 2 reuniões distintas a saber: TRATAMENTO ESPIRITUAL, e CONSULTA ESPIRITUAL.



TRATAMENTO ESPIRITUAL

Composto das seguintes atividades:

A - Recepção e encaminhamento;

B - Preleção evangélica;

C - Entrevistas e orientações;

D - Trabalho de passes.



RECEPÇÃO E ENCAMINHAMENTO

Recepção fraternal das pessoas, anotando-lhes os nomes na ficha de recepção, por ordem de chegada e por tipo de atendimento ( ENTREVISTA, REAVALIAÇÃO ou RESULTADO ), e encaminhá-las para a sala de preleção evangélica.

As pessoas já em tratamento, após ouvirem por cerca de 15 a 20 minutos, as exposições do Evangelho, são conduzidas à sala de passes para tratamento.

Na saída ficam à vontade para continuarem a ouvir as preleções evangélicas ou irem-se, se assim o desejarem.

Nos casos de entrevistas, reavaliações ou verificação dos resultados, o procedimento é o mesmo, apenas que as pessoas são conduzidas à sala de passes, com a papeleta fornecida pelos entrevistadores.

Todo atendimento é executado por ordem de chegada. Os casos excepcionais devem ser resolvidos pelo dirigente dos trabalhos.



PRELEÇÃO EVANGÉLICA

È efetuado por pessoa competente e conhecedora do assunto.

São usados o EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, livros evangélicos de EMMANUEL (Fonte Viva, Caminho Verdade e Vida, Vinha de Luz, Pão Nosso e etc.), ANDRÉ LUIZ (Sinal Verde, Respostas da Vida, Agenda Cristã, e etc.), IRMÃO X e outros autores espirituais kardecistas.

Abstem-se opiniões pessoais. Os comentários devem ser feitos à luz da Doutrina Espírita.



ENTREVISTAS E ORIENTAÇÕES

A entrevista é efetuada seguindo o roteiro da ficha de entrevistas, abstendo-se de perguntas extras.

Na entrega de resultados lê-se o conteúdo para o necessitado. Quando solicitado pelo interessado, pode-se copiar o texto da mensagem em folha separada.

Os resultados são dados ao interessado ou ao responsável pelo tratamento, quando se tratar de menores, tratamento à distância ou pessoas mentalmente incapazes.

Em nenhuma hipótese o resultado pode ser divulgado a terceiros.

A ficha de entrevista não deixa o arquivo do Centro Espírita.

A ficha é preenchida para todos que buscam o tratamento;
As mesmas perguntas são feitas a todos;
As fichas são guardadas em arquivo, com chave, de onde são retiradas apenas para as reavaliações;
O objetivo da entrevista é verificar o equilíbrio físico, mental e espiritual e acompanhar o tratamento;
Se a pessoa se sentir constrangida com qualquer pergunta é só falar, que passa-se à próxima;
Salientar a necessidade de mentalizar a resposta que não quis dar;
O resultado e as orientações serão dadas pelos Espíritos, através de mensagem psicografada.



TRABALHO DE PASSES

DEFINIÇÃO

O passe é transfusão de energias fisiopsíquicas, operação de boa vontade, dentro da qual o Companheiro do Bem cede de si mesmo em benefício do próximo, conferindo-lhe recursos novos e bálsamos reconfortantes.

O passe é também, o equilíbrio ideal da mente, apoio eficaz de todos os tratamentos. O médium passista é um instrumento da Infinita Bondade, canal por onde fluem as Energias Sublimes, extraídas das Fontes Celestes do Suprimento Divino. (MENSAGEM DE EMMANUEL ).

Portanto, o passe é transfusão de energia mental, entre mentes, através dos implementos psicofísicos dos envolvidos.

Na simples imposição de mãos, o fluxo energético do médium, encerrando o auxílio que verte do Alto, incide sobre o Centro de Força Coronário do paciente, que recolherá, segundo seus recursos mentais e grau de adesão ou aceitação.

Passa pelo cérebro, para atingir a mente, a qual emitirá as ondas resultantes da assimilação dos recursos vitais. Daqui serão transmitidas ao corpo físico, através dos canais que ligam perispírito e corpo físico, retendo-os nele, através das várias funções do sangue.

O passista é como uma tomada elétrica que dá passagem à força que não lhe pertence e que serve na produção de energia e luz.

O passe pode ser ministrado à distância, desde que haja sintonia entre aquele que administra e aquele que recebe. Neste caso, diversos trabalhadores do Plano Espiritual se empenham no trabalho, favorecendo a sua realização, e a prece silenciosa será sempre o melhor veículo da energia curadora.

Só existe um tipo de passe, ou seja, a IMPOSIÇÃO DE MÃOS.

Os passes recebem uma determinada sigla, afim de facilitar a identificação dos tipos de envolvimentos e problemas.

Esta classificação não significa tipos diferentes de passes, nem formas diferenciadas de aplicação, uma vez que a transfusão de energias é efetuada pelos canais mediúnicos do médium e projetadas no paciente pela simples IMPOSIÇÃO DE MÃOS, sem formas ritualistas nem trejeitos de qualquer espécie.

Os pacientes são encaminhados para a Câmara de Passes, por ordem de chegada e de acordo com o tipo de passe a ser aplicado.



CLASSIFICAÇÃO DOS PASSES

Os tratamentos Espirituais são feitos através de passes, que recebem uma determinada sigla, a fim de facilitar a identificação dos tipos de envolvimentos e problemas.

São identificados da seguinte forma:

PS - PASSE DE SUSTENTAÇÃO - Ministrado àqueles assistidos ou trabalhadores que apresentem desequilíbrios psíquicos ou emocionais leves. Aplicável em crianças. O único que pode ser ministrado através de um só médium. Na analogia com os tratamentos físicos seria o desequilíbrio físico sanável com medicina caseira.

PN1- Dirigido ao auxílio na OBSESSÃO SIMPLES, geralmente requerido por médium não desenvolvido, ou recaído em perturbação, por falta de orientação e ou excesso de solicitude. O atendimento deverá ser feito conscientizando-se o assistido do auxílio que irá receber, ensinando-o a se preparar durante o dia e propiciando-lhe preparação antes do atendimento. O atendimento deve ser feito por três médiuns no mínimo. Na analogia com os tratamentos físicos seria o desajuste orgânico que exige tratamento médico.

PN2 - Destinado ao auxílio na OBSESSÃO POR FASCINAÇÃO. O atendimento deverá preencher as condições requeridas no caso anterior. Na analogia com os tratamentos físicos seria a deficiência física mais grave, exigindo especialistas.

PN3 - Dirigido ao auxílio na OBSESSÃO POR SUBJUGAÇÃO. O atendimento deverá preencher as mesmas condições dos anteriores. Na analogia com os tratamentos físicos seria o distúrbio físico que exige internação ou cirurgia.

PN4 - Dirigido ao auxílio de CURAS MATERIAIS. O atendimento deve preencher as mesmas condições das anteriores. Desejável que um dos médiuns seja vidente. Deverá ser associado ao acompanhamento médico. Neste caso o tratamento já está relacionado às curas físicas.

Para o significado da obsessão simples, por fascinação e subjugação, consultar o LIVRO DOS MÉDIUNS, capítulo 23 e A GÊNESE, de Allan Kardec, capítulo 15, números 45 e 49.



CONSULTA ESPIRITUAL

É executada por um grupo de médiuns especialmente capacitados, denominado de COLEGIADO DE MÉDIUNS, em reunião específica com dia, local e horário próprios.


ORAÇÃO NOSSA
Senhor, ensina-nos: a orar sem esquecer o trabalho;
a dar sem olhar a quem; a servir sem perguntar até quando;
a sofrer sem magoar seja a quem for;
a progredir sem perder a simplicidade;
a semear o bem sem pensar nos resultados;
a desculpar sem condições;
a marchar para a frente sem contar os obstáculos;
a ver sem malícia;
a escutar sem corromper os assuntos;
a falar sem ferir; a compreender o próximo sem exigir entendimento;
a respeitar os semelhantes sem reclamar consideração;
a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxas de reconhecimento;
Senhor fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas dificuldades;
Ajuda-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será invariavelmente, aquela de cumprir-Te os desígnios onde a como queiras, hoje, agora e sempre.

Emmanuel



publicado por luzdecuraeamor às 22:34
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

Princípios do Reiki: Hoje eu abandono a raiva----- Hoje eu abandono as minhas preocupações------ Hoje eu conto com todas as minhas bênçãos------ Hoje eu honro os meus pais, o meu próximo, os meus mestres e os meus alimentos------ Hoje eu ganho a minha vida honestamente------ Hoje eu sou gentil com todas as criaturas vivas------

.Janeiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Pensamento de 3 de Janeir...

. Energia e Astrologia do d...

. CHEQUES DA ABUNDÂNCIA - F...

. Pensamento 2 de Janeiro d...

. Pensamento 1 de Janeiro d...

. Mensagem de Mãe Maria

. SUA CENTELHA DE DIVINDADE...

. ATIVAÇÃO para 10.10.2010 ...

. Corrente Portal de 10 de...

. Por que a arruda funciona...

.arquivos

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.links

.arquivos

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008


.tags

. -

. 2010

. a

. anael

. anjos

. arcanjo

. as

. através

. autres-dimensions

. benção

. canalização

. canalizada

. com

. da

. de

. deus

. do

. dos

. e

. em

. fevereiro

. hilarion

. janeiro

. luz

. mãe

. maria

. marlene

. meditação

. mensagem

. mensagens

. mestre

. mestres

. miguel

. o

. oração

. os

. para

. pensamento

. por

. salusa

. todas as tags

.recomendados

DominiodosAnjos